Escola Secundária Rainha Dona Leonor, Lisboa

28 de Janeiro de 2011

1. Breve nota histórica

A Escola Secundária de Rainha D. Leonor foi inaugurada em 1961 e ampliada em 1967.

A escola é composta por um conjunto de três edifícios (o principal, o nascente e o do ginásio), implantados em U, no centro dos quais se encontram os campos de jogos e o recreio. O edifício principal tem três pisos, interligando‐se com o edifício nascente, construído em 1967.

2. Informação e caracterização do projecto de requalificação executado pela empresa Parque Escolar, EPE

A reestruturação do edifício centrou‐se no reordenamento de compartimentação, beneficiação de revestimentos interiores e parcial intervenção na superestrutura.

O edifício novo, elemento de ligação entre o corpo principal, a norte, e o corpo do ginásio, a poente, vem dar resposta à necessidade de ampliação da escola e, simultaneamente, redefinir a entrada principal, facilitando a gestão e a autonomia dos espaços com maior abertura à comunidade – a sala polivalente, com cerca de 180 lugares, a biblioteca e os espaços desportivos.

Áreas em intervenção:
Lote: 13 119 m2
Remodelação: 10 715 m2
Construção nova: 3522 m2
Arranjos exteriores: 6944 m2
Data de consignação: 9 de Junho de 2009
Adjudicatário: Consórcio Construtora Abrantina, SA; Lena Engenharia e Construções, SA; Manuel Rodrigues Gouveia, SA
Fiscalização: Tecnoplano, SA
Valor global: 9 690 195,82 €
Arquitectura: Atelier dos Remédios, Lda.
Coordenação de projecto: Francisco Teixeira Bastos e Madalena Menezes

3. Informação e caracterização da escola

Os alunos encontram‐se distribuídos pelos seguintes níveis de ensino e ofertas educativas/formativas:

• 3.º ciclo do ensino básico;
  • Ensino secundário;
  • Cursos de educação e formação.