Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, São João da Madeira

28 de Janeiro de 2011

1. Breve nota histórica

O Agrupamento de Escolas de Oliveira Júnior, em S. João da Madeira, é constituído pelo Jardim‐de‐Infância Travessas, a EB1/JI Parrinho, a EB1 Espadanal, a EB1/JI dos Ribeiros e a Escola Básica e Secundária de Oliveira Júnior.

A sede do agrupamento, a Escola Básica e Secundária de Oliveira Júnior, iniciou o seu funcionamento em 1983/1984, apenas com o 3.º ciclo. Em 1990/1991, incluiu o ensino secundário, passando a designar‐se Escola Secundária N.º 3 de S. João da Madeira.

Em 2007/2008, com o novo modelo de autonomia e gestão das escolas, foi criado o Agrupamento de Escolas de Oliveira Júnior.

2. Informação e caracterização do projecto de requalificação executado pela empresa Parque Escolar, EPE

A intervenção incidiu sobre a remodelação de 6415 m2 e a construção de 8692 m2.

É constituído por um edifício que inclui as salas de aula e área administrativa, laboratórios e oficinas, biblioteca, cantina, área desportiva e centro novas oportunidades.

A remodelação pretende eliminar as galerias cobertas, propondo a construção de um edifício único, um conjunto articulado de funções e de acessibilidades.

O pavilhão gimnodesportivo foi parcialmente demolido, tendo em conta as novas necessidades do programa e a fraca qualidade dos espaços anexos. A resolução dos problemas existentes no espaço exterior e o tratamento das zonas verdes tornaram este espaço mais confortável.

Áreas em intervenção:
• Remodelação: 6415 m2
• Construção nova: 8692 m2
• Espaço desportivo coberto: 1062 m2
• Arranjos exteriores: 18 437 m2

Data de consignação: 14 de Julho de 2009
Adjudicatário: Mota‐Engil, Engenharia e Construção, SA
Valor global: 13 562 778,00 €
Arquitectura: VirgínioMoutinho •Arquitecto Unipessoal, Lda.
Fiscalização: Consórcio DHV, SA/Cotefis, SA

3. Informação e caracterização da escola

Os alunos encontram‐se distribuídos pelos seguintes níveis de ensino:

• 3.º ciclo do ensino básico;
  • Ensino secundário;
  • Ensino profissional;
  • Cursos de educação e formação.

Em 30 de Maio de 2010 foi concluída a ampliação da EB1 dos Ribeiros, está prevista a construção/ampliação/requalificação de mais 5 equipamentos escolares.