Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia

28 de Janeiro de 2011

1. Breve nota histórica

A Escola Secundária de Valadares foi criada em 1978. A partir de 1992, passou a ter como patrono o dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em homenagem a um médico local.

Ao longo da sua actividade, a escola tem exercido forte influência na promoção da qualidade social do meio, quer através de uma oferta educativa diversificada, incluindo um Centro Novas Oportunidades, quer pela obtenção de bons resultados educativos. É sede do Centro de Formação da Associação de Escolas Aurélio da Paz dos Reis, que congrega um universo de mais de 3000 profissionais de escolas de Gaia‐Sul e de Espinho.

2. Informação e caracterização do projecto de requalificação executado pela empresa Parque Escolar, EPE

A intervenção incidiu na definição de uma nova frente para a escola, com reformulação da entrada de pessoas e veículos e reposicionamento da portaria. As oficinas foram substituídas por um edifício em U, aberto sobre a Rua de Peões, onde ficam instalados os novos espaços de laboratórios. Foi criado um novo edifício de oficinas, no topo sul da Rua de Peões.

As restantes intervenções visaram a reorganização do estacionamento, a criação de uma grande esplanada exterior, o prolongamento dos novos espaços de cafetaria e restaurante, a construção de uma zona desportiva, o reposicionamento da estufa existente e, ainda, a garantia de ligação funcional acessível a todos os deficientes motores.

Áreas em intervenção:
Remodelação: 8176 m2;
Construção nova: 4512 m2;
Espaço desportivo coberto: 1125 m2;
Arranjos exteriores: 15 531 m2.
Data de consignação: 5 de Junho de 2009
Adjudicatário: Consórcio Obrecol – Obras e Construções, SA, e FDO – Construções, SA
Valor global: 11 833 446,16 €
Arquitectura: João Paciência, Lda.
Coordenação de projecto: João Paciência
Fiscalização: Consórcio DHV, SA, e Cotefis – Gestão e Projectos, SA

3. Informação e caracterização da escola

Os alunos encontram‐se distribuídos pelos seguintes níveis de ensino e ofertas educativas/formativas:

• 3.º ciclo do ensino básico ;
  • Ensino secundário;
  • Ensino profissional;
  • Cursos de educação e formação;
  • Centro Novas Oportunidades.

Foram aprovadas 13 novas construção/ampliação/requalificação de escolas , das quais 4 estão concluídas.